top of page
Fernanda Santoro Logo.png

MENTORIA LITERÁRIA

Como funciona na prática?

I. Realização individual de reunião de diagnóstico e planejamento, a partir de Ficha Básica da Obra;

II. Validação do texto pelo cliente, realizada capítulo a capítulo;

III. Reunião individual de conclusão da obra e encaminhamentos finais antes do lançamento;

IV. Entrega de Roadmap personalizado, que apresentará orientações sobre a publicação, divulgação e comercialização da obra;

V. Assessoramento quanto às etapas de divulgação, publicação e comercialização do livro;

VI. Arte da capa, diagramação do arquivo e revisão ortográfica.

REUNIÕES INDIVIDUAIS

ANÁLISE DO MATERIAL ENVIADO PELO CLIENTE

VALIDAÇÃO CAPÍTULO A CAPÍTULO

ROADMAP

ASSESSORAMENTO PARA DIVULGAÇÃO, PUBLICAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

ARTE E EDIÇÃO DA OBRA

Design sem nome (42).png

Diagnóstico e Planejamento

Construção da Ficha Básica da Obra e traçado do planejamento dos processos de escrita do livro.

 

Assim, serão discutidas questões como escolha do título, definição do público principal, tipo de linguagem, referências, entre outros.

 

Serão abordados, ainda, aspectos específicos do livro como também ações relacionadas à publicação em si, como o fortalecimento da presença digital e as alternativas para comercialização da obra.

 

A reunião de diagnóstico e planejamento é realizada de modo individual.

FICHA BÁSICA DA OBRA (1).png

Entrega de Roadmap personalizado

A entrega do Roadmap é realizada após validação da Ficha Básica da Obra e estudo acerca do nicho específico em que a obra se situa.

 

O objetivo principal do Roadmap é servir como uma “bússola”, um “roteiro” para que o autor organize e execute as etapas afetas à produção do livro.

 

O Roadmap apresenta tanto orientações quanto ao processo criativo de escrita como também norteará o autor em relação às etapas de publicação, divulgação e comercialização do livro.

entrega de roadmap personalizado

Desta feita, o Roadmap não se restringe às técnicas de escrita, mas abordará, ainda, providências relativas a redes sociais, criação de parcerias, fortalecimento de autoridade no meio literário, possibilidades de desdobramento do livro em outros projetos, comunicação com a imprensa, estratégias para bom rankeamento do livro, entre outros.

 

Assim, o Roadmap fornecerá ao autor alternativas e caminhos para todo o trajeto de criação da obra.

1.png
2.png
3.png
4.png
5.png

Roadmap é um repositório

de estratégias

rascunho - Fernanda Santoro (8).png
rascunho - Fernanda Santoro (9).png
rascunho - Fernanda Santoro (9).png

O melhor vendedor do seu livro se chama LEITOR.

Uma capa bonita não é necessariamente a capa que VENDE.

O design do seu livro deve ser consciente: dar a cada elemento a correta RELEVÂNCIA.

 

Só compra seu livro quem consegue encontrá-lo, então seu livro deve ser “ACHÁVEL”.

Vivemos no século 21: os algoritmos e METADADOS influenciam seu jogo.

Quem é o autor? É importante SER ALGUÉM relevante.

 

Como gerar DESEJO pelo seu livro antes e depois do lançamento?

 

Os FRUTOS do seu livro: o que vem depois?

rascunho - Fernanda Santoro (9).png
rascunho - Fernanda Santoro (9).png

Como identificar o perfil do seu leitor ideal?

Contrate um bom Capista, não economize nisso.

 

Se uma pessoa famosa fez seu prefácio, o nome dela deve vir em destaque.

Quais palavras-chaves você deve usar na descrição do seu livro (quarta capa)?

A Amazon utiliza os dados de avaliações dos leitores e relevância do autor, já a Submarino nem tanto.

Não é só número de seguidores e currículo: são seus prêmios, o número de cliques no seu livro, as avaliações contam e vários outros fatores diversos.

Antes de lançar, compartilhe com seu público o processo.

 

Como transformar o seu livro em outros produtos vendáveis?

O Roadmap passeia por práticas de marketing, vendas e negócios

O marketing no mercado literário deve considerar a Teoria dos Chapéus e o Efeito Halo.

Para vender os serviços oriundos do seu livro, como mentorias, é preciso dominar o bastão durante o contato e encontrar a real objeção do cliente.

Esteja por dentro do que está rolando. Uma assessoria de imprensa pode sim ser útil. A venda porta-a-porta ainda existe. Os clubes de assinatura (curadoria) de livros também publicam.

A conversão do cliente-curioso em um cliente-leitor depende não apenas do sabor que sua capa causou, mas se a descrição do seu livro foi capaz de tocar na dor do cliente e de apresentar a ele uma possível solução.

Acompanhamento durante execução: Ponto de controle

Reuniões coletivas de ponto de controle realizadas a cada quinze dias, em que será realizado o acompanhamento das produções;

 

Nestes encontros, também serão apresentadas técnicas de escrita, orientações acerca da publicação e um momento para esclarecimento de dúvida, além da troca de experiências entre os autores;

 

As técnicas de escritas serão ministradas a partir das necessidades e interesses do grupo, sendo organizadas por eixo temático, como criatividade, campo lexical, retórica/persuasão, estratégias para ingresso no mercado literário, entre outros;

 

Um dos principais objetivos da criação de um espaço coletivo de aprendizado é fomentar o networking, o apoio no engajamento entre autores nas redes sociais, estabelecimento de parcerias, compartilhamento de boas práticas, etc.
 

Envio de um bloco de capítulos assim que esse for concluído pelo autor, para análise crítica individualizada, em que serão assinaladas sugestões e apontamentos para aperfeiçoamento do texto;

As análises críticas são realizadas por contato em e-mail, a partir dos prazos médios combinados com o autor durante o planejamento da obra;

 

A análise crítica avaliará aspectos como: ritmo, harmonia, fluidez, estética, adequação de estilo e gênero, presença apropriada de intertextualidade, utilização de referências no campo temático, forma de linguagem para abordar o leitor, uso correto de ferramentas de clímax, riqueza do campo lexical, coesão, coerência, dentre outros.

Conclusão da obra

Durante a finalização da obra, será realizada uma reunião final individualizada para revisão final do trabalho executado e monitoramento das etapas relacionadas à publicação do livro;

 

A etapa de conclusão do livro contemplará os chamados “retoques finais” no texto, além de uma leitura crítica final do conjunto da obra;

 

Nesta reta final, o autor receberá suporte quanto às providências necessárias para o lançamento do livro;

 

Na mentoria, estão incluídas a criação de arte para a capa do livro, diagramação do texto final e revisão ortográfica.

Quem é Fernanda Santoro?

Escritora Best-Seller, selecionada em diversos concursos literários. Versada em prosa e poesia, com conhecimento e domínio de todos os gêneros e estilos literários.

 

Foi tema de matérias jornalísticas sobre seu livro e a escrita em portais como UOL, SBT e Mix, além da participação em Podcast e grupos de leitura.

 

Realizou um curso sobre a autora Virginia Woolf na Universidade de Cambridge, além de outros cursos e palestras ministrados por autores como Itamar Vieira Júnior, Carla Madeira, Raphael Montes e Margaret Atwood.

WhatsApp Image 2025-11-18 at 17.33.04 (2).jpeg

Quanto ao desenvolvimento profissional, foi mentorada por vários profissionais bem-sucedidos no mercado e com autoridade em seus campos de saber, tendo investido mais de 100k em qualificações voltadas à presença digital, marketing, publicação literária e vendas.

 

Na trajetória acadêmica, é Mestre em Ciências da Saúde. É graduada em Odontologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atua, também, na área de qualidade de vida, saúde e equoterapia.

Valores Diferenciados

ENTRE EM CONTATO

bottom of page