
MEUS LIVROS
O ser saudável:
Um novo olhar sobre a nossa saúde

Saúde é vitalidade. Vitalidade é a manifestação pura da vida. É preciso estar saudável para poder acessar as inúmeras possibilidades da vida, como o lazer, os afetos, o desenvolvimento profissional, a exploração cultural, a prática esportiva, dentre diversas outras atividades. O “ser” presente no título remete ao verbo, enquanto ação transformadora, e também ao substantivo, enquanto unidade existencial de vida.
Por esta razão, a saúde do nosso corpo e mente se conecta com tudo que nos circunda. A saúde não se limita ao que um médico nos apresenta durante uma consulta e nem à manobra que um cirurgião-dentista realiza na superfície dental. É muito mais (e além).
Ela está presente em nossa rotina, em nossos relacionamentos, na arte, na fé, na busca pelo conhecimento, na manifestação cultural de cada etnia, na interação com os outros reinos naturais, nos pensamentos filosóficos que tentam explicar por qual razão estamos aqui. Para compreendermos melhor sobre a saúde, é preciso substituir as lentes com as quais a enxergamos, pois há muito mais para ser entendido.
A complexidade que reveste as ciências da saúde se estende para sua correlação com os demais campos do saber. São temas capazes de promover profundas e calorosos debates e discussões. E mais: tratam-se de assuntos em que ainda pairam mais perguntas do que respostas. Os enigmas que ainda afetam nosso corpo e nossa mente representam um vasto terreno a ser explorado. Para isso, precisamos dispor das ferramentas e tecnologias adequadas, além de uma visão sistêmica e capaz de ultrapassar a camada básica.
Nunca como na atualidade a saúde foi tão discutida. Nas redes sociais, é amplo o leque de conteúdo que trata de dieta saudável, da relevância de práticas como a meditação, de mitos e verdades sobre os procedimentos estéticos, da importância no diagnóstico precoce de sinais e sintomas de transtornos mentais, dentre outros. A abordagem de suas pautas, finalmente, se modernizou. Mais que isso, os diversos saberes estão sendo combinados para produzir um entendimento mais completo sobre os fenômenos que influenciam em nosso bem-estar. É fato notório que, na natureza, tudo está conectado, então, por que na vida humana deveria ser diferente?
Que sejamos sempre capazes de compreender que nossa felicidade e nosso bem-estar (físico e emocional) carregam muito mais elementos do que podemos admitir. Por esse motivo, é essencial que a busca pelas nossas realizações incorpore, sempre e cada vez mais, uma maior força de vontade em entender os processos e eventos que compõem o tecido vivo de nossa história.


